Os mitos da nutrição estão por toda a parte, muitas vezes baseados em desinformação ou interpretações erradas da ciência.
Exemplos mais comuns:
1 – Comer á noite engorda: O ganho de peso depende do total de calorias consumidas ao longo do dia e não do horário em que são ingeridas. O problema da ingestão de refeições pesadas á noite é poderem prejudicar a digestão.
2 – Hidratos de Carbono são inimigos da dieta: os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do corpo e o que importa é selecionar os mesmos. Hidratos de carbono refinados é de evitar. Hidratos de carbono integrais é de optar.
3 – Os produtos “light” ou “zero” são todos saudáveis: nem sempre! Muitos destes produtos contêm aditivos que são prejudiciais à saúde e até podem ter menos calorias mas não ter necessariamente mais nutrientes.
4 – Beber água durante as refeições engorda: a água durante as rerfeições não interfere com a digestão desde que consumida em quantidades moderadas.
5 – Suplementos substituem alimentos: os suplementos podem ser úteis em casos específicos mas nunca substituem a riqueza natural dos alimentos naturais.
6 – Comer gorduras engorda: as gorduras são essenciais ao organismo. O segredo é escolher fontes de gorduras saudáveis, como abacate, azeite, frutos secos, todos com a devida moderação.
Desmistificar informações é essencial para uma alimentação consciente e equilibrada. Consultar profissionais de nutrição é sempre a melhor opção!